Quem sou eu

Nos dias de hoje oferecer PALESTRAS E TREINAMENTOS à sua Empresa é o maior investimento para trazer cada colaborador dela a sua realidade. Conheça os projetos das PALESTRAS e TREINAMENTOS. Solicite meu portifólio pelo e mail andrea.mnogueira@yahoo.com.br ou pelo telefone (22) 8166 6914 (22) 9823 9313

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O PODER DAS VENDAS


O PODER DAS VENDAS


Quando eu estudava, dediquei os dois últimos anos em fazer um laboratório em vendas.
 Além de vender, acompanhei meus vendedores, fiz cursos, li vários livros referentes ao tema e no final criei um manual de vendas dando todas as dicas que aprendi neste tempo.
Como faço treinamento em vendas ainda tenho que ser muito observadora de cada detalhe que busco nesta área.
Vou muito ao comércio e shopping apenas para dar uma volta. Trabalhei em feiras com vendas e uma das coisas mais importantes que pude analisar, é que quando nosso humor não está bem, só atraímos os piores vendedores e voltamos para casa a fim de esganar alguém.
Há mais ou menos um mês eu precisava de um tênis para meu último dos meus cinco filhos, o de dois anos, como ele é o último não buscava nada caro, afinal não tem quem herdá-lo.
Acredite se quiser, entrei em cinco lojas. A primeira ninguém apareceu para me atender, enquanto eu olhava os modelos, elas estavam no balcão fofocando algo mais importante do que a comissão que iriam ganhar com minha pequena compra.
A segunda, quando falei que queria um tênis mais em conta, me descartou logo dizendo que ali não tinha e voltou para o balcão.
A terceira fui bem atendida, mas ela não fez a mínima força em procurar o que eu PRECISAVA. A quarta a vendedora gritou do balcão, ¨pois não¨. Mas não se levantou para atender.
Quase desistindo, entrei na quinta. A PROPRIETÁRIA da loja veio me atender. Recebeu-me com um elogio, depois brincou com meu filho com carinho e por fim me perguntou: Em que posso lhe AJUDAR?
A semana passada estive no sacolão perto de minha casa. Enquanto a moça pesava minhas compras, ao lado tinha um senhor da prefeitura tentando entregar-lhe um papel, mas ela não lhe dava atenção e nem a mim. Ela só pesava e conversava com uma amiga. O assunto era mais ou menos assim:
¨ você não dá muita bola pra ela não. Ali toda família não presta. É tudo cachorro. Sabe aquele povo que não vale o chão? Pois é menina eles são assim....¨
Nesta mesma semana eu PRECISAVA comprar um novelo de lã.
Como nesta época já está muito desfalcado o estoque, sei o quando é complicada a oferta. Gostei de uma, e ela era importada e saía bem salgada para o que eu ia fazer.
Como a lã estava sem rótulo e era a última, a PROPRIETÁRIA resolveu me dar um desconto. Veja só o desconto:
De 18,00 reais por 15,00.
Bom, vamos trabalhar este tema mais algumas vezes a pedido de um leitor, mas só para iniciar, gostaria de comentar minha conclusão dos casos que citei.
No caso do tênis vou deixar para a segunda fase, a semana que vem e também a do sacolão. E enquanto isto reveja se algo já aconteceu com você também no mesmo tipo.
Agora quanto à lã, todos nós vendedores e PROPRIETÁRIOS de loja sabem que a última mercadoria do estoque é a mais difícil de venda e sempre é jogada na banca. Só que a banca de restolhos, tem o preço de custo e às vezes até abaixo dele para atrair a freguesia, ela não te dá lucro, mas traz fregueses para dentro dela. Quando ela me fez a oferta, lembrei logo de minha antiga loja CASA DAS LINHAS e tive a sensação de que em minha testa estava escrito: burra.
Então agradeci, fui à loja mais perto e lá estava uma banca com restolhos com preço condizentes a ela e então comprei o que PRECISAVA.
Preste atenção PRECISAVA-PRECISO, que tem como definição, urgente, necessário, certo, definido.
Quando o vendedor percebe que o cliente PRECISA, a venda se torna bem mais maleável, porém ele não quer se dar ao trabalho de descobrir a necessidade do cliente.
Finalizando VENDAS é o CORAÇÃO da Empresa, do País, do Mundo. E quem a faz movimentar somos nós vendedores e clientes. E todo o RESULTADO desta troca de necessidades é que toca a engrenagem da vida material.
Qual a sua responsabilidade neste papel?

Espero-te a semana que vem.
Um beijo em seu coração.
Boa $orte.
ANDRÉA MENEZES NOGUEIRA
andrea.mnogueira @yahoo.com.br

conheça meus artesanatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário