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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O PODER DAS VENDAS- segunda parte


O PODER DAS VENDAS- 2 parte



Talvez este título esteja um pouco equivocado, eu poderia mudá-lo para OS PECADOS DAS VENDAS. Mas relembrando o assunto da semana passada, hoje vamos voltar ao caso da compra do tênis.
Nos novos tempos, as pessoas buscam cursos, palestras e treinamentos em vendas. As associações comerciais têm estes treinamentos, porém tudo parece muito sem razão.
Estamos vivendo uma era de descontentamento e necessidades bem básicas, isto está prejudicando a todos.
Em quase todas as lojas que entramos, encontramos vendedores e compradores mal humorados. Mas de qualquer forma o comprador quer atenção, paciência, quer encontrar seu produto e comprá-lo.
Este é um grande diferencial da geração Y.      Uma geração que não tem tempo para passear e simplesmente ver por curiosidade.
Se ele entra na loja é porque realmente necessita mesmo comprar, porém ele só o comprará se for bem atendido e tiver bom preço. Para isto ele vai entrar em todas as lojas para fazer uma pesquisa.
PESQUISA - o vendedor tem que ter muito cuidado com a pesquisa, pois independente de ser o preço, a atenção, um olheiro, um pesquisador de marketing, quem sai perdendo além da loja é o vendedor.
Ele pode estar perdendo a oportunidade de uma comissão e a fidelidade do cliente, de ser contratado por outra loja com melhores salários ou de continuar prosperando dentro da mesma.
 Quando passei por este constrangimento do tênis, uma coisa ficou clara, não entrar mais em nenhuma das lojas nas quais fui mal atendida.
Li uma reportagem com um comentário mais ou menos assim:
“De que adianta o dono ir para a televisão fazer um marketing louco se seus funcionários não condizem com a sua realidade!”
É a mais pura verdade. Por coincidência, entrei em uma destas lojas, ficando perplexa quando a vendedora me atendeu com um uniforme bem sujo e com um paletó de lã rasgado e o desfiado caindo pelos braços. O que será que o dono da rede diria se visse algo assim? Eu não estava sozinha e a pessoa que me acompanhava desistiu de olhar a mercadoria por este “pequeno” detalhe. Quero deixar claro que não é preconceito pela roupa rasgada, mas o fato de ser uma atendente ficou muito ruim.
O grande poder das vendas está em atender bem, fazer tudo pelo cliente que está ali, diante do vendedor naquele momento.
Sábado fui com minha terceira filha comprar um vestido de formatura. A primeira loja ela foi atendida como uma princesa, mas como era a primeira loja que entramos, eu mesma pedi que ela desse mais uma circulada por preço e não por atendimento. Entramos em quatro lojas e viemos, a saber, que era a mesma da primeira, mudava somente o nome.
Os preços também mudavam de uma para outra, mas o atendimento mudava mais ainda. Então ela resolveu voltar à primeira. Quem nos atendeu foram, Cíntia e Adriano. Ali nos foi servido café acompanhado de carisma. Minha filha pagou um pouco a mais do que as outras lojas, mas preferiu a paparicação, o excelente atendimento.
Conseguem entender do que o ser humano PRECISA agora, ou seja, o cliente?
A semana que vem falaremos das conversas atravessadas na venda.
Desejo-te muito $ucesso.
ANDRÉA
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