O PODER DAS VENDAS- 2 parte
Talvez este
título esteja um pouco equivocado, eu poderia mudá-lo para OS PECADOS DAS VENDAS. Mas relembrando o assunto da semana passada,
hoje vamos voltar ao caso da compra do tênis.
Nos novos
tempos, as pessoas buscam cursos, palestras e treinamentos em vendas. As associações
comerciais têm estes treinamentos, porém tudo parece muito sem razão.
Estamos vivendo uma era de
descontentamento e necessidades bem básicas, isto está prejudicando a todos.
Em quase todas
as lojas que entramos, encontramos vendedores e compradores mal humorados. Mas
de qualquer forma o comprador quer atenção, paciência, quer encontrar seu
produto e comprá-lo.
Este é um
grande diferencial da geração Y. Uma
geração que não tem tempo para passear e simplesmente ver por curiosidade.
Se ele entra na loja é porque realmente
necessita mesmo comprar, porém ele só o comprará se for bem atendido e tiver
bom preço. Para isto ele vai entrar em todas as lojas para fazer uma pesquisa.
PESQUISA - o vendedor tem que ter muito
cuidado com a pesquisa, pois independente de ser o preço, a atenção, um
olheiro, um pesquisador de marketing, quem sai perdendo além da loja é o
vendedor.
Ele pode estar perdendo a
oportunidade de uma comissão e a fidelidade do cliente, de ser contratado por outra
loja com melhores salários ou de continuar prosperando dentro da mesma.
Quando passei por este constrangimento do
tênis, uma coisa ficou clara, não entrar mais em nenhuma das lojas nas quais
fui mal atendida.
Li uma
reportagem com um comentário mais ou menos assim:
“De que adianta o dono ir para a
televisão fazer um marketing louco se seus funcionários não condizem com a sua
realidade!”
É a mais pura
verdade. Por coincidência, entrei em uma destas lojas, ficando perplexa quando
a vendedora me atendeu com um uniforme bem sujo e com um paletó de lã rasgado e
o desfiado caindo pelos braços. O que será que o dono da rede diria se visse
algo assim? Eu não estava sozinha e a pessoa que me acompanhava desistiu de
olhar a mercadoria por este “pequeno” detalhe. Quero deixar claro que não é
preconceito pela roupa rasgada, mas o fato de ser uma atendente ficou muito
ruim.
O grande poder
das vendas está em atender bem, fazer tudo pelo cliente que está ali, diante do
vendedor naquele momento.
Sábado fui com minha terceira
filha comprar um vestido de formatura. A primeira loja ela foi atendida como
uma princesa, mas como era a primeira loja que entramos, eu mesma pedi que ela
desse mais uma circulada por preço e não por atendimento. Entramos em quatro
lojas e viemos, a saber, que era a mesma da primeira, mudava somente o nome.
Os preços também mudavam de uma
para outra, mas o atendimento mudava mais ainda. Então ela resolveu voltar à
primeira. Quem nos atendeu foram, Cíntia e Adriano. Ali nos foi servido café
acompanhado de carisma. Minha filha pagou um pouco a mais do que as outras
lojas, mas preferiu a paparicação, o excelente atendimento.
Conseguem
entender do que o ser humano PRECISA agora, ou seja, o cliente?
A semana que
vem falaremos das conversas atravessadas na venda.
Desejo-te muito $ucesso.
ANDRÉA
Deixe seu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário